Um raio atingiu um depósito de petróleo na sexta-feira. Um bombeiro morreu no incêndio, outras 16 pessoas estão desaparecidas.
Imagens do governo de Cuba mostram o momento exato em que ocorre a explosão de um tanque de combustível neste domingo (7), no principal depósito de petróleo do país.
Esse foi o segundo tanque afetado pelo incêndio que começou na sexta-feira (5), quando um raio atingiu o depósito e deu início às chamas na cidade de Matanzas, no oeste de Cuba, a cerca de 100 km da capital Havana. O complexo possui um total de 8 tanques, dos quais 3 já estão totalmente destruídos.
O governador dos Matanzas, Mario Sabines, disse que a explosão dispersou todo o combustível que estava armazenado, espalhando o fogo pelo mato ao redor.
O presidente Miguel Diaz-Canel disse que a magnitude das chamas dificultou o seu controle, porque no país não há muitos recursos necessários para combater incêndios.
O diretor da Universidade do Texas no Programa de Energia e Meio Ambiente da América Latina e Caribe de Austin, Jorge Pinon, disse que cada tanque na instalação poderia armazenar 300.000 barris, combustível usado em usinas elétricas.
Desde maio, devido ao calor intenso no verão, o país enfrenta dificuldades para atender ao aumento da demanda por energia. Em julho, o presidente cubano reconheceu que estavam sendo registrados apagões em algumas comunidades e pediu compreensão da população. A perda de combustível e capacidade de armazenamento provavelmente agravam a situação.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/08/video-tanque-de-combustivel-explode-em-cuba.ghtml