Ministro de Minas e Energia criará comissão para discutir a proposta, mas afirma que mudança será gradual.
Desde 2015, a gasolina comum vendida no Brasil contém 27,5% de etanol em sua composição. Mas tudo indica que esse percentual de álcool no combustível vai subir para 30% nos próximos anos. A proposta anunciada pelo Ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira tem como intuito reduzir as emissões de gases de efeito estufa e diminuir a quantidade de gasolina importada pelo Brasil.
Durante a 6ª edição da Abertura da Safra Mineira da Cana de Açúcar, em Uberaba (MG), o ministro afirmou que irá levar a proposta de aumento do percentual de etanol na gasolina para a próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), ainda sem data para acontecer.
Ainda de acordo com o ministro, será criado um grupo de trabalho dentro do CNPE para debater a medida. Atualmente, o Conselho reúne 16 ministérios para estabelecer a política energética do governo.
“Este aumento deverá acontecer de maneira gradual, com previsibilidade e transparência. Vamos fazer essa avaliação técnica junto com a indústria automotiva e o setor produtivo de etanol para dar segurança aos consumidores. O aumento do teor de etanol vai contribuir para segurança energética do nosso País, com a redução das importações de gasolina e para a transição energética, pela redução das emissões de gases do efeito estufa”, declarou Alexandre Silveira.