O futuro é constantemente debatido. Seja por representantes do governo, ou entidades privadas. Porém, uma coisa é certa: a sustentabilidade é um dos pilares mais consistentes que se deve ser no amanhã. Por isso, muito se fala em carro elétrico e novas formas de reduzir o uso de produtos poluentes. Porém, um novo combustível tem sido tema de reuniões políticas, e claro, entre montadoras também.
Hidrogênio verde: como este novo combustível pode mudar o futuro dos carros no Brasil
Nada de gasolina ou outros derivados de combustíveis fósseis.
Porém, o futuro também não será feito exclusivamente de carros elétricos, uma vez que modelos desta categoria ainda enfrentam diversas dificuldades, como o preço elevado, por exemplo.
Desta forma, muito tem se falado em um novo produto, um novo combustível que pode mudar o cenário no País, o hidrogênio verde.
Em razão de sua dimensão continental e particularidades regionais, o Brasil apresenta um enorme potencial para a produção de hidrogênio verde, gerado a partir de fontes renováveis e com o aproveitamento de biomassa e a instalação de parques de energia eólica e solar, entre outras.
A avaliação é dos especialistas que participaram da audiência pública na Comissão Especial para Debate de Políticas Públicas sobre Hidrogênio Verde, presidida pelo senador Cid Gomes (PDT-CE), que aconteceu no último dia 17.
Instalada em abril, a comissão foi criada para debater, no prazo de dois anos, políticas públicas sobre hidrogênio verde, de modo a fomentar o ganho em escala dessa tecnologia de geração de energia limpa e avaliar políticas públicas que fomentem a tecnologia do combustível, gerado por energia renovável ou por energia de baixo carbono.