ANÁLISE DE PRODUTOS – ETANOL E GASOLINA

TESTE DE TEOR ALCOÓLICO DO ETANOL HIDRATADO

Para começar, coloque 1000 ml de etanol em uma proveta, de modo que o densímetro possa flutuar livremente, sem tocar o fundo ou as paredes da proveta.

Depois, mergulhe o densímetro limpo e desengordurado no produto (sem tocar as paredes da proveta). Em seguida, introduza o termômetro e agite continuamente a amostra, tendo o cuidado de manter a coluna do mercúrio totalmente imersa. Uma vez estabilizada a temperatura, mantendo o termômetro imerso no etanol, efetue a leitura e anote.

Por fim, faça a leitura do densímetro abaixo da superfície do líquido. Faça também a leitura do termômetro e consulte a tabela que fornece o teor alcoólico e a massa especifica a 20°C.

As especificações para este teste são:

👉 Densidade: a densidade a 20°C fica normalmente situada entre 0,8050 e 0,8110

👉 Teor Alcóolico: mínimo de 92,6 e máximo de 94,7, conforme legislação em vigor.

 

TESTE DE DENSIDADE DA GASOLINA

Para começar, coloque 1000 ml para serem examinados dentro de uma proveta, de modo que o densímetro flutue livremente, sem tocar o fundo ou as paredes do equipamento.

Logo após, introduza o termômetro 🌡  e agite continuamente a amostra, tendo o cuidado de manter a coluna de mercúrio totalmente imersa. Uma vez estabilizada a temperatura, efetue a leitura a anote.

Feito isso, mergulhe o densímetro limpo e desengordurado no produto. Ao soltá-lo, faça um movimento giratório para que o mesmo entre rapidamente em equilíbrio e flutue livremente sem tocar as paredes da proveta.

Agora, faça a leitura do densímetro no plano da superfície do líquido. Faça também a leitura do termômetro e consulte a tabela que fornece a densidade a 20°C.

Densidade padrão da gasolina: mínimo de 0,715 g/l.

Compartilhe essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *