TESTE DE TEOR ALCOÓLICO DO ETANOL HIDRATADO
Para começar, coloque 1000 ml de etanol em uma proveta, de modo que o densímetro possa flutuar livremente, sem tocar o fundo ou as paredes da proveta.
Depois, mergulhe o densímetro limpo e desengordurado no produto (sem tocar as paredes da proveta). Em seguida, introduza o termômetro e agite continuamente a amostra, tendo o cuidado de manter a coluna do mercúrio totalmente imersa. Uma vez estabilizada a temperatura, mantendo o termômetro imerso no etanol, efetue a leitura e anote.
Por fim, faça a leitura do densímetro abaixo da superfície do líquido. Faça também a leitura do termômetro e consulte a tabela que fornece o teor alcoólico e a massa especifica a 20°C.
As especificações para este teste são:
👉 Densidade: a densidade a 20°C fica normalmente situada entre 0,8050 e 0,8110
👉 Teor Alcóolico: mínimo de 92,6 e máximo de 94,7, conforme legislação em vigor.
TESTE DE DENSIDADE DA GASOLINA
Para começar, coloque 1000 ml para serem examinados dentro de uma proveta, de modo que o densímetro flutue livremente, sem tocar o fundo ou as paredes do equipamento.
Logo após, introduza o termômetro 🌡 e agite continuamente a amostra, tendo o cuidado de manter a coluna de mercúrio totalmente imersa. Uma vez estabilizada a temperatura, efetue a leitura a anote.
Feito isso, mergulhe o densímetro limpo e desengordurado no produto. Ao soltá-lo, faça um movimento giratório para que o mesmo entre rapidamente em equilíbrio e flutue livremente sem tocar as paredes da proveta.
Agora, faça a leitura do densímetro no plano da superfície do líquido. Faça também a leitura do termômetro e consulte a tabela que fornece a densidade a 20°C.
Densidade padrão da gasolina: mínimo de 0,715 g/l.