Você sabia segurança no recebimento de combustíveis…

SEGURANÇA NO RECEBIMENTO DE COMBUSTÍVEIS

Os procedimentos para descarga de combustíveis são importantíssimos para garantir a segurança :lock: do seu estabelecimento. Embora requeiram atenção redobrada, os processos, quando feitos de maneira correta, servem para evitar contaminações e riscos de acidentes.

Durante a descarga, é responsabilidade do fornecedor verificar e posicionar os extintores de incêndio lado a lado do caminhão-tanque.

Nem o motorista, nem o funcionário do posto devem estar portando objetos eletrônicos.

O motorista deve verificar os pontos de aterramento, vazamentos, instalações das bocas, entre outras condições inseguras que podem impedir os processos de descarga.

Após o aterramento, o motorista deve acoplar a mangueira na boca de descarga do posto e, em seguida, anexar ao caminhão-tanque. Ele também deve efetuar o engate junto à descarga selada do posto, seguido da descarga do CT.

Desta forma, o motorista realiza a descarga de combustíveis com segurança e tranquilidade.

FINALIZANDO O RECEBIMENTO DE COMBUSTÍVEIS

Depois de finalizada a descarga, caberá ao conferente do posto verificar se o compartimento do caminhão-tanque está totalmente vazio.

Realizada a conferência, ficará a cargo do motorista fechar as tampas superiores.

Caso não ocorram falhas, o motorista do CT estará liberado para, então, recolher todos os equipamentos do estabelecimento (lembrando que os extintores de incêndio devem sempre ser recolhidos por último).

Ao final da descarga, o conferente do posto deve assinar e carimbar a Nota Fiscal e o corpo do formulário de entrega, atestando que ele esteve presente acompanhando todo o recebimento de descarga.

Por fim, o funcionário do posto e o motorista finalizam os procedimentos para descarga de combustível de modo seguro e eficiente.

O recebimento de combustíveis é uma das atividades mais importantes em um posto de serviços. Cuidar das questões de segurança nessa operação é regra obrigatória para todos.

Compartilhe essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

1 comentário em “Você sabia segurança no recebimento de combustíveis…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *