Prêmio do etanol anidro sobre o hidratado tem alta recorde no Centro-Sul

Contratos de longo prazo serão liquidados com prêmio de quase 13% em 2021; aumento na participação de mercado da gasolina em 2020 dá suporte à diferença

 

Na média da safra 2020/21, oficialmente encerrada na última quarta-feira, 31, o mercado à vista de etanol na região Centro-Sul registrou um prêmio de 14,3% do anidro sobre o hidratado. O valor representa um aumento de 3% em relação à safra anterior e é o maior já registrado desde que a S&P Global Platts começou a acompanhar este preço, em 2014/15.

O maior prêmio, 26,8%, foi durante os três primeiros dias da temporada 2020/21, enquanto o menor, 4,2%, ocorreu em 10 de março. Para o cálculo, a Platts considerou valores isentos de impostos.

Historicamente, o preço do hidratado no mercado à vista apresenta uma volatilidade maior do que o do anidro. Assim, os primeiros impactos da queda na demanda de combustível – causada pela chegada da pandemia do coronavírus ao Brasil – e nos preços internacionais do petróleo foram rapidamente refletidos no valor do hidratado.

Na primeira quinzena de março de 2020, a Platts avaliou o preço do etanol hidratado nas usinas de Ribeirão Preto (SP) em R$ 2.440/m³. Já na segunda quinzena, este valor caiu 23%, para R$ 1.875/m³. A avaliação do etanol anidro caiu 14,3% no mesmo comparativo.

Em grande parte, o maior suporte ao prêmio do anidro em 2020 é o comportamento dos consumidores de combustíveis, que demonstraram preferência pelo abastecimento com gasolina, que contém uma mistura obrigatória de 27% de anidro.

 

Fonte: https://www.novacana.com/n/etanol/mercado/precos/premio-etanol-anidro-hidratado-centro-sul-alta-recorde-050421

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *