Preços do etanol hidratado seguem recuperação do petróleo global

 

Os preços do etanol hidratado no Centro-Sul aumentaram quase 13% ou o Real 205 / cu m ex-usina de Ribeirão Preto, em comparação com o preço mais baixo recente mais recente do Real 1.595 / cu m ex-usina de Ribeirão Preto em 24 de abril.

Os preços do etanol hidratado no Centro-Sul sofreram uma fração do movimento positivo de preços muito maior experimentado nos mercados internacionais de energia quase dobrando nas quatro semanas anteriores.

Os futuros do NYMEX RBOB julho aumentaram quase 85% e os do ICE Brent Crude July aumentaram mais de 80% desde a baixa de 22 de abril.

A Petrobras instituiu um aumento médio de 12% no preço da gasolina nas refinarias na quinta-feira. Esse terceiro aumento de preço representa um aumento cumulativo de 37% nos preços da gasolina ex-refinaria em maio, que reflete uma recuperação nos mercados internacionais de energia e solidifica uma forte reversão dos doze cortes de preços anteriores instituídos no mercado este ano.

“Espero que a Petrobras continue aumentando os preços da gasolina ex-refinaria, porque a atual paridade de importação de gasolina é avaliada em torno de Real 185 / cu m negativo e a Petrobras está buscando um Real 50 / cu m positivo para a paridade de importação de gasolina no curto prazo, “, disse um trader de São Paulo.

“A Petrobras precisará aumentar em 18,5% o preço da ex-refinaria de gasolina antes que o preço da paridade de importação da gasolina atinja um número positivo próximo a Real 50 / cu m.”

A Petrobras reduziu os preços da gasolina nas refinarias em mais de 50% acumulados no ano anterior aos dois aumentos mais recentes de 11,5% e 10%, que pressionaram maciçamente os preços do etanol hidratado nos primeiros meses de 2020 por causa de um aumento na demanda do consumidor por gasolina mais barata.

A Petrobras utiliza uma política de preços de combustíveis, que inclui componentes internacionais de energia e câmbio para garantir que os preços domésticos no Brasil estejam alinhados com os mercados internacionais.

“Estou esperando preços mais altos do etanol no Centro-Sul no curto prazo, à medida que os mercados internacionais de energia recuperam de preços baixos recordes”, disse um trader do Rio de Janeiro.

O repasse do aumento de preço da gasolina nas refinarias será repassado ao consumidor na bomba, dependente de políticas comerciais para postos de gasolina e distribuidores.

Segundo a Petrobras, o preço de venda da gasolina em suas refinarias equivale a 18% do preço final do produto – o restante é composto por impostos e margens de distribuidores e revendedores.

COMUNICAÇÃO BRASILEIRA DE PREÇOS DE ETANOL FOB

Os preços FOB do etanol no Brasil subiram em relação aos mínimos do ano, em conseqüência de uma maior taxa de câmbio entre o real e o dólar em maio.

O etanol anidro da FOB Santos para carregamento de 10 a 30 dias foi avaliado quinta-feira em US $ 312 / cu m, um aumento de cerca de 11% em relação aos mínimos estabelecidos no início de maio.

A S&P Platts avaliou o grau B, FOB Santos por 20 a 30 dias de carregamento a US $ 320 / cu m, um aumento de cerca de 12% em relação aos mínimos estabelecidos no início de maio.

A taxa de câmbio do real brasileiro para o dólar dos EUA subiu 6% para Real 5,56 / $ 1, ante a recente baixa de Real 5,92 / $ 1 registrada em 13 de maio.

O real brasileiro é extremamente volátil e os dados de preços mais recentes da taxa de câmbio Real / dólar têm uma volatilidade histórica atual de 100 dias de 20% em comparação com o Índice do Dólar Americano com uma volatilidade histórica de 100 dias de 9,2%.

Um desvio padrão histórico de 20% para 100 dias indica a probabilidade de que o real brasileiro nos próximos 100 dias possa experimentar um movimento de 20% no preço, seja uma valorização ou uma depreciação em relação ao dólar. Isso significaria uma faixa de câmbio em potencial da taxa de câmbio do real brasileiro para o dólar dos EUA de Real 6,67 / $ 1 ou Real 4,45 / $ 1 nos próximos 100 dias.

A razão pela qual a volatilidade do real em relação à taxa de câmbio do dólar americano é a movimentação diária da taxa de câmbio equivale a variações percentuais relativas dos preços no FOB de etanol brasileiro cotado em dólares dos EUA.

A valorização contínua do real em relação ao dólar americano no curto prazo reforçará os preços FOB, já que as exportações são cotadas em dólares americanos.

 

Fonte: https://opetroleo.com.br/precos-do-etanol-hidratado-seguem-recuperacao-do-petroleo-global/

 

Compartilhe essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *