Diferença entre os combustíveis vai além do preço na bomba.
O Chevrolet Onix Plus é o carro mais econômico do Brasil em 2020. No consumo na cidade, garante 10,1 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina. Apesar de apresentar este resultado, a margem de 4,2 km/l de diferença entre os dois combustíveis é nítida, ainda que esperada.
Os valores da autonomia dos carros sempre apresentam um descompasso entre gasolina e etanol. Para entender por que isso ocorre, a Autoesporte conversou com o engenheiro Everton Lopes, mentor de Tecnologia e Inovação em Energia a Combustão da SAE Brasil.
“Isso está muito ligado às características do combustível. Quando se compara a densidade energética de um litro de etanol com a de um litro de gasolina, a diferença fica próxima de 30%. Um litro de gasolina tem por volta de 30% a mais de energia do que o de etanol, é mais denso“, explica. Por conta desse aspecto mencionado, a gasolina assegura mais autonomia ao carro.
Entretanto, o engenheiro pontua que é necessário entender a diferença entre dois conceitos: “De forma geral, a gasolina sempre vai ter um rendimento, em termos de autonomia, maior do que o etanol. Isso não quer dizer que seja mais eficiente“.
A autonomia é o quanto o automóvel consegue rodar em quilômetros com uma certa quantidade de combustível. A eficiência, por outro lado, é “o quanto do trabalho do motor é convertido em potência e torque”. “O etanol é um pouco mais eficiente. Não é o caso, mas se tivesse a mesma quantidade de energia que a gasolina, também garantiria mais autonomia, por conta de sua octanagem mais alta”, afirma. O especialista ainda aprofunda a questão, comentando que o motor rende mais com o etanol: “É um contraponto, tem menos energia, mas aquele conteúdo energético entrega esse resultado eficiente”.
Quanto maior nível de octanagem do combustível, maior sua resistência à compressão e melhor o desempenho do motor. “Enquanto a gasolina tem esse valor próximo de 92 ou 93, o etanol puro está acima de 106, é muito superior”.
Lopes diz que alguns veículos podem ter uma performance melhor com a gasolina e outros com o etanol. Isso depende da taxa de compressão do motor – em outras palavras, o quanto ele consegue comprimir de ar e combustível dentro do cilindro. “Os motores com taxa de compressão maior tendem a ser mais eficientes. A octanagem mais alta traz mais resistência para que não entre em ignição espontânea (batida de pino)“, completa.
O valor em reais das duas fontes de energia também reflete essa disparidade. “Na média, o litro do etanol é 30% mais barato que o da gasolina. Nós compramos energia, uma quantidade de megajoule por litro, por isso a conta fica assim“.
No final, a escolha de combustível leva em consideração o preço. Por conta disso, Everton indica que o motorista faça uma reflexão: “A regra dos 30% é genérica, cada carro tem sua própria autonomia. Vale a pena ver a relação do consumo energético do seu carro e avaliar, tomando o preço como base”.