Petrobras elege um novo Conselho

A Assembleia Geral Ordinária da Petrobras elegeu José Mauro Ferreira Coelho como conselheiro da companhia e Márcio Weber para presidente do conselho de administração da estatal. A entrada de Coelho no conselho da empresa abre as portas para que ele seja confirmado como presidente da Petrobras em nova reunião do colegiado, que deve acontecer hoje, 14.

Essa eleição do conselho da estatal petroleira, marcada por problemas técnicos no sistema de votação, registrou a perda de espaço da União frente às indicações dos minoritários. Dos oito indicados a assentos no conselho da Petrobras pela União, apenas seis foram eleitos. Os minoritários garantiram quatro cadeiras, enquanto os trabalhadores ficaram com um representante.

Além de Coelho e Weber, também foram eleitos Murilo Marroquim de Souza, Ruy Schneider, Sônia Villalobos, Marcelo Gasparino da Silva, Rosangela Torres, Luiz Henrique Caroli, José João Abdalla Filho, Francisco Petros Oliveira Lima e Marcelo Siqueira Filho.

Também era esperada uma deliberação sobre uma mudança no estatuto da Petrobras para reforçar os seus mecanismos de governança. Porém, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que detém as ações da União da companhia, pediu pelo adiamento dessa discussão. A ordem para que a PGFN impedisse a votação teria partido do próprio Ministério de Minas e Energia, segundo fontes.

 

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.