‘Nova gasolina’ ou etanol? Continua a regra dos 70%?

Regra que determinas novo padrão para o combustível começa a valer nesta segunda-feira (3) e promete melhorar consumo em até 6%

 

Entrou em vigor nesta segunda-feira (3/8) a resolução da ANP que estabelece padrões mínimos para a chamada nova gasolina brasileira em três aspectos do combustível:  evaporação, octanagem e densidade.

Já falamos aqui no AutoPapo dos ganhos que a nova gasolina poderá trazer para o consumidor entres os quais a possibilidade de uma melhora no desempenho e redução de consumo de até 6%. Dessa forma, continua valendo a tradicional regra dos 70% para avaliar se vale a pena ou não abastecer com etanol?

1. Faça as contas

Em primeiro lugar, importante ressaltar que o percentual de 70% foi estabelecido em 2003, quando foi lançado o carro flex. Era um valor aproximado só para orientação do motorista.

Até porque cada carro tem seu próprio percentual de diferença de consumo, que varia de um motor para outro, de acordo com suas características. A sugestão é que o motorista verifique esta variação em seu automóvel para determinar o percentual a ser utilizado ao abastecer.

2. Regra dos 70%? Caiu!

Desde 2003 houve uma série de avanços tecnológicos nos motores, no etanol e na gasolina, de modo que a diferença de consumo entre os dois combustíveis também variou e pode ter chegado a 75%.

3. Nova gasolina já estava à venda

De acordo com a própria Petrobras, ela já tinha ajustado o padrão de sua gasolina para os novos valores estabelecidos pela ANP há alguns meses. Isso significa que os valores de consumo aferidos recentemente podem não sofrer mais nenhuma variação, pois a gasolina continua a mesma nos postos abastecidos pela Petrobras.

4. Espere mais um pouco

Outra recomendação é aguardar até novembro para avaliar possíveis alterações de desempenho e consumo do carro pois, embora a resolução da ANP tenha entrado nesta segunda-feira (3) em vigor. A rigor, como ela deu prazo de 60 dias para as distribuidoras e 90 dias para os postos esgotarem os estoques de sua “velha” gasolina, a certeza de se estar abastecendo com a “nova” só será definitivo a partir de 1º de novembro.

 

posto de combustível

 

 

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/nova-gasolina-ou-etanol-regra-70/?utm_medium=PortalPush&utm_source=OneSignalPushNotification&utm_campaign=PushNotification_nova-gasolina-ou-etanol-regra-70

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.