Motor vai ficar mais potente com a nova gasolina brasileira?

Nova regra da ANP determina valores mínimos para a octanagem do combustível e isso pode significar mais desempenho.

 

Quais são as vantagens dessa nova gasolina que brevemente nós teremos em todos os postos no Brasil. Como é que você vai perceber que essa gasolina é melhor?

A nova gasolina tem mais densidade e mais octanagem: 92 RON hoje e, a partir de 2022, 93 RON. A Petrobras diz que essa já é a octanagem da gasolina dela; então nesse caso você não vai perceber modificação nenhuma.

Como é que isso funciona no seu motor? Se tem mais octanagem, automaticamente tem um sensor da central eletrônica que reduz o ajuste do ponto de ignição. Ele não tem que atrasar para evitar a tal batida de pino, porque quanto menos octanagem, mais batida de pino. Quanto mais octanagem, menos batida de pino.

Então se a regulagem vai ser reduzida, não vai precisar de alterar tanto o ponto de ignição porque a octanagem subiu, o seu motor vai ter mais potência e vai ter menor consumo.

Isso vale para o motor flex abastecido com gasolina e, claro, funciona da mesma forma para o carro importado ou nacional cujo motor tem que ser abastecido só com gasolina.

motor a combustão (Foto: BMW | Divulgação)

 

Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/motor-mais-potente-com-nova-gasolina-brasileira/?utm_medium=PortalPush&utm_source=OneSignalPushNotification&utm_campaign=PushNotification_motor-mais-potente-com-nova-gasolina-brasileira

 

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.