Margens globais da gasolina colapsam e prejudicam lucros das refinarias

Uma queda repentina nos preços globais da gasolina nas últimas duas semanas prejudicou os lucros das refinarias, elevando os estoques nos principais centros comerciais ao redor do mundo, enquanto as exportações iminentes da China e da Índia também aumentam a pressão sobre os estoques crescentes.

As refinarias serão forçadas a cortar a produção de gasolina para se proteger contra perdas e passar a produzir combustíveis mais lucrativos, dizem traders. Mas a demanda de verão também está sendo prejudicada pelos altos preços nas bombas nos Estados Unidos e na Europa e pela instabilidade e redução da demanda sazonal em algumas partes da Ásia.

Isso levou a um aumento nos estoques da gasolina de Cingapura a Amsterdã-Roterdã-Antuérpia e nos Estados Unidos, segundo traders, analistas e dados de estoque.

Maior exportador de combustível da Ásia, a Formosa Petrochemical Corp, de Taiwan, poderia reduzir as taxas de operação em suas unidades de craqueamento catalítico de fluido residual (RFCC), que agora estão operando em plena capacidade, em 5% nas próximas semanas.

“Vamos vender mais VLSFO (óleo combustível com baixo teor de enxofre) porque as margens estão melhores”, disse o porta-voz da Formosa, KY Lin, à Reuters. O VLSFO pode ser usado como matéria-prima para unidades RFCC produzirem gasolina ou vendido como combustível marítimo.

Uma queda repentina nos preços globais da gasolina nas últimas duas semanas prejudicou os lucros das refinarias, elevando os estoques nos principais centros comerciais ao redor do mundo, enquanto as exportações iminentes da China e da Índia também aumentam a pressão sobre os estoques crescentes.

As refinarias serão forçadas a cortar a produção de gasolina para se proteger contra perdas e passar a produzir combustíveis mais lucrativos, dizem traders. Mas a demanda de verão também está sendo prejudicada pelos altos preços nas bombas nos Estados Unidos e na Europa e pela instabilidade e redução da demanda sazonal em algumas partes da Ásia.

Isso levou a um aumento nos estoques da gasolina de Cingapura a Amsterdã-Roterdã-Antuérpia e nos Estados Unidos, segundo traders, analistas e dados de estoque.

Maior exportador de combustível da Ásia, a Formosa Petrochemical Corp, de Taiwan, poderia reduzir as taxas de operação em suas unidades de craqueamento catalítico de fluido residual (RFCC), que agora estão operando em plena capacidade, em 5% nas próximas semanas.

“Vamos vender mais VLSFO (óleo combustível com baixo teor de enxofre) porque as margens estão melhores”, disse o porta-voz da Formosa, KY Lin, à Reuters. O VLSFO pode ser usado como matéria-prima para unidades RFCC produzirem gasolina ou vendido como combustível marítimo.

Estados Unidos e Europa

Nos Estados Unidos, os produtos derivados da gasolina – uma proxy da demanda- somaram cerca de 8,5 milhões de bpd, ou cerca de 7,6% abaixo do mesmo período do ano passado, mostram dados do governo. [EIA/S]

O chamado crack 321 , uma proxy para as margens de refino, caíram para o menor nível em mais de três meses, a 37,57 dólares o barril na semana passada, abaixo dos máximos históricos de quase 60 dólares em junho, mas ainda bem acima dos níveis sazonais.

Enquanto isso, os preços spot da gasolina no porto de Nova York caíram para 3,35 dólares em meados de julho, ante 4,43 dólares por galão em junho, disseram traders.

Na Europa, informações de tráfego do TomTom, grupo de dados de navegação, sugerem que a demanda de combustível urbano começou a cair.

 

Fonte: https://www.moneytimes.com.br/margens-globais-da-gasolina-colapsam-e-prejudicam-lucros-das-refinarias/

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