Hidrogênio verde mais barato que gasolina?

Com custo estimado entre US$ 1,20 e US$ 1,40/kg até 2030, o H2V produzido no Brasil pode ser mais barato que a gasolina no futuro próximo, avalia CEO da Comerc Eficiência

 

Com custo estimado entre US$ 1,20 e US$ 1,40/kg até 2030, o hidrogênio verde (H2V) produzido no Brasil pode ser mais barato que a gasolina no futuro próximo, disse nesta quarta (26/10) o CEO da Comerc Eficiência, Marcel Haratz, durante evento sobre frotas verdes.

O cálculo considera um veículo com tecnologia célula a combustível capaz de fazer 150 quilômetros com um quilo do hidrogênio, o que daria cerca de R$ 0,08 por quilômetro rodado.

“Se considerarmos o preço do hidrogênio verde produzido hoje em pequena escala, chegamos a R$ 0,39/km. Se esse mesmo estudo fosse feito hoje com um carro a gasolina que faz uma média de 10 km/litro, são R$ 0,55/km. Ou seja, o hidrogênio verde produzido hoje já é mais barato do que a gasolina no Brasil”, explica.

A perspectiva de redução dos custos na próxima década e a evolução tecnológica devem trazer mais competitividade para a inserção do novo combustível no Brasil.

Mesmo a maior parte dos projetos em estudo hoje focando exportação, Haratz vê potencial para o consumo interno.

Estudo da McKinsey indica que o Brasil pode consumir de 7 a 9 milhões de toneladas/ano de H2V até 2040, como matéria-prima, na indústria e nos transportes.

No setor de transportes, o potencial de consumo chega a 3,6 milhões de toneladas/ano, dos quais 600 mil toneladas seriam usadas por veículos leves — os 3 milhões de toneladas restantes devem substituir diesel no transporte de cargas em trens e caminhões, e combustível marítimo.

Energia renovável não deve faltar…

Haratz calcula que os projetos de geração solar e eólica em desenvolvimento hoje no Brasil — sem considerar os 169 GW de eólica offshore em licenciamento e aguardando um marco legal — somam 248 GW e seriam capazes de produzir 13 milhões de toneladas/ano de hidrogênio até 2040.

…mas o ponto de consumo ainda é um gargalo. “Além da demanda por redes de transmissão da energia, [ter a energia necessária no] ponto de consumo é o principal desafio, porque vamos consumir grandes quantidades”, explica.

Competitividade para o H2V

Outra questão é pagar a conta dos projetos bilionários. Lá fora, governos estão subsidiando a indústria e até mesmo o consumo.

Aqui, isso está longe de acontecer. Pelo menos no atual governo.

“Pedir algum subsídio hoje é difícil. Temos que buscar fontes de financiamento mais competitivas, buscar formas de a eletricidade chegar barata”, observa o executivo.

Ele explica que o que faz o hidrogênio verde ser competitivo em um país é o preço da eletricidade renovável, que hoje representa de 70% a 80% do custo final.

No Brasil, a maior parte dos projetos está concentrada em portos que possuem Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) que dão benefícios fiscais para as empresas.

Segundo Haratz, a indústria também está tentando enquadrar o hidrogênio como prioritário para poder emitir debêntures de infraestrutura. 

“Temos que ir atrás de formas de financiamento mais competitivas. Internacionalmente, alguns bancos oferecem financiamento a taxas muito baratas, mas quando fazemos o swap cambial aqui, se não for para exportação, fica muito difícil”.

Combustível da próxima década

Para Wilson Ferreira Júnior, presidente da Eletrobras, o hidrogênio “muito provavelmente” será o combustível da próxima década, com destaque para o verde.

Durante o evento sobre fretes verdes na terça (25/10), o executivo disse que a matriz elétrica predominantemente renovável do Brasil coloca o país em posição de vantagem para produção do combustível a partir da eletrólise.

A matriz elétrica brasileira hoje tem cerca de 186 GW, dos quais 155,6 GW, ou 83%, vem de fontes renováveis — hidrelétrica, eólica, solar e biomassa.

O potencial, no entanto, é muito maior e a holding de geração, transmissão e distribuição está considerando isso nos seus planos de investimento.

Casa dos Ventos e TotalEnergies formam joint-venture

A nova sociedade nasce com um portfólio de 6,2 GW de geração renovável, dos quais 700 MW estão em operação, 1GW em construção e 4,5 GW em estágio avançado de desenvolvimento. Também buscará oportunidades de investimento nas áreas de hidrogênio e amônia verde.

A brasileira passa a atuar na construção e operação de empreendimentos de geração renovável por meio da nova sociedade com TotalEnergies, enquanto mantém a sua área de desenvolvimento.

joint-venture terá o direito prioritário de adquirir outros projetos atualmente em desenvolvimento pela Casa dos Ventos. A TotalEnergies tem 9 GW em eólicas offshore projetadas para o Brasil.

Eólica no Piauí

A Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável da Enel Brasil, iniciou a construção do parque eólico Lagoa dos Ventos V (399 MW) no município de Dom Inocêncio, no Piauí. É a segunda expansão do maior complexo eólico atualmente em operação na América do Sul, com investimento estimado em R$ 2,5 bilhões.

A construção começou em 2020 e a expectativa é concluir o empreendimento até o fim do ano. Atualmente, o complexo possui cerca de 1 GW em funcionamento e, quando estiver totalmente pronto, terá capacidade instalada superior a 1,5 GW.

Debêntures ESG

A Energisa levantou R$ 750 milhões com a emissão dos chamados Sustainability-Linked Bond (SLB). Na prática, os projetos vinculados aos títulos evitarão a emissão de 76 mil toneladas de carbono, equivalente ao capturado por uma floresta do tamanho de 100 campos de futebol.

O SLB está relacionado a projetos de geração distribuída e iniciativas para dar acesso à energia limpa, especialmente em regiões remotas do Brasil.

Planos climáticos insuficientes

Dois relatórios da ONU publicados hoje (26/10) mostram que os planos climáticos ainda estão insuficientes para frear o aumento da temperatura global.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alerta que que a concentração na atmosfera dos três principais gases de efeito estufa — CO2, metano e óxido nitroso — atingiu novos recordes em 2021.

Já a ONU Mudanças Climáticas analisou as 193 Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e descobriu que os panos levam a um aumento de 10,6% nas emissões até 2030. O ideal é um corte de 45% até o final da década.

 

Fonte: https://epbr.com.br/hidrogenio-verde-mais-barato-que-gasolina/

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *