Gigafábrica de carros elétricos no Brasil começa a ganhar forma

Empresa argentina Bravo faz aliança com gigante industrial Rockwell para criar um polo de produção de veículos e baterias em MG.

 

O projeto para a fábrica de carros elétricos e baterias da Bravo Motor Company (BMC) no Brasil começa a tomar forma. A empresa argentina sediada na Califórnia (EUA) anunciou uma parceria com a gigante industrial Rockwell Automation para a construção do complexo de mobilidade elétrica que ficará em Minas Gerais.

Conforme antecipado, trata-se de um projeto que dará origem à primeira ‘gigafábrica’ de veículos elétricos da América Latina. Com um investimento de US$ 4 bilhões, o complexo localizado em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), irá produzir carros, baterias e demais componentes para a mobilidade elétrica.

E de acordo com a notícia dada pelo nosso time do InsideEVs Argentina, o acordo com a BMC foi anunciado pela Rockwell Automation através de um comunicado oficial. A Rockwell é uma empresa multinacional especializada em processos industriais, com experiência na criação de fábricas e linhas de produção em todo o mundo.

Leandro Kruger, director regional da Rockwell Automation, afirmou:

“Em 20 anos de experiência na indústria, vimos como a atividade industrial transformou a realidade dos países e das cidades. Esta é uma oportunidade única para transformar o mundo numa sociedade mais sustentável.

Eduardo Javier Muñoz, CEO da Bravo Motor Company, acrescentou:

“Estamos muito satisfeitos por acrescentar ao nosso projeto uma empresa multinacional como a Rockwell Automation, que tem uma vasta experiência na produção de baterias em larga escala.

 

Segundo relatado, a fábrica mineira tem planos para produzir 22.790 veículos elétricos por ano a partir de 2024, com ampliação da capacidade até 2029, quando o projeto estará concluído, o que permitirá criar 14.000 empregos diretos e indiretos. Além disso, no mesmo complexo serão produzidos 43.750 kits da baterias de lítio por ano.

Após a assinatura da carta de intenções em 2021, este novo anúncio oficial da Rockwell dá peso ao projeto que pode finalmente colocar o Brasil no mapa do mobilidade elétrica em termos globais.

 

 

Fonte: https://insideevs.uol.com.br/news/595651/fabrica-carros-eletricos-mg-bravo/amp/

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.