Falta de gasolina afeta pelo menos 100 postos na Grande Florianópolis

Problema foi causado por ataque hacker em sistema nacional de distribuidora. Expectativa é de normalização entre esta quarta e quinta-feira.

 

 

Postos de gasolina registraram falta de combustíveis nesta terça (12) e quarta-feira (13) na Grande Florianópolis e em outras regiões do país. A situação ocorreu por conta de um problema no sistema de informática do grupo Ultrapar, dono da rede Ipiranga, que foi alvo de um ataque hacker na manhã de segunda-feira (11). Por conta disso, a companhia esteve impedida de fazer novos pedidos às distribuidoras.

O vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis), Joel Fernandes, explica que a situação afetou cerca de 100 postos somente na Grande Florianópolis. A situação, no entanto, deve ser normalizada a partir desta quarta. Fernandes explica que a equipe de tecnologia da Ultrapar desenvolveu um canal alternativo para emissão de notas e pedidos para as distribuidoras, o que permitiu que os postos voltassem a comprar e receber combustíveis vindo da base de Itajaí. As entregas a partir de Biguaçu ainda não foram retomadas. Diante desse cenário, ele estima que ainda seja necessário de um a dois dias para normalizar o abastecimento nos postos da rede na região.

O presidente explica que por estarem perto de bases de distribuidoras como a de Biguaçu, postos da região costumam trabalhar com estoques menores e, por isso, sentem mais diretamente efeitos de interrupções de abastecimento.

– É um prejuízo porque as vendas param, mas as despesas continuam. Tudo isso em um momento complicado por causa da pandemia – pontua o dirigente.

A Ultrapar divulgou nota ainda na terça-feira confirmando o ataque cibernético e informando que a empresa estava atuando para normalizar as operações. A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) também emitiu nota nesta quarta-feira informando que o sistema da rede Ipiranga voltará à normalidade nesta quarta-feira, o que deve regularizar o abastecimento dos postos também nesta data.

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/noticias/desabastecimento-afeta-ao-menos-100-postos-de-combustiveis-na-grande-florianopolis

 

 

Compartilhe essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *