EnP e Oil Group assinaram no dia (29) projeto de construção da Refinaria Espírito Santo e da Fábrica Capixaba de Lubrificantes e Asfalto

A EnP assinou hoje, 29 de maio, um acordo com a Oil Group de entendimento para viabilizar uma refinaria e uma fábrica de lubrificantes e asfalto no Espírito Santo. A Oil Group assinou também nesta semana um acordo para desenvolver uma refinaria de 20 mil barris por dia de capacidade no Porto do Açu, no Rio de Janeiro.

O acordo aconteceu em uma cerimônia de videoconferência (Rio de Janeiro, Vitória, Aracruz, Houston/US, Calgary/CAN e Bergen/NOR), que contou com a participação do Secretário de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Kneip Navarro.

Este acordo tem o objetivo de desenvolver projetos de construção da Refinaria Espírito Santo (RefinES) e da Fábrica Capixaba de Lubrificantes e Asfalto (LubCap), em locais a serem definidos no Estado do Espírito Santo.

A RefinES terá capacidade inicial de 30.000 bbl/dia, com geração de gasolina, diesel, óleo diesel marítimo (bunker) e óleo combustível.

Já a LubCap terá capacidade inicial de produzir 1.000 bbl/dia de lubrificantes e 500 ton/dia de asfalto, agregando valor ao óleo pesado produzido em terra no Espírito Santo.

A implantação desses projetos no Espírito Santo faz parte dos planos da EnP para desenvolvimento de um Ecossistema Energético no Estado, um dos estados de melhor ambiente para se investir no país.

“Pelas condições privilegiadas do Espírito Santo, como localização estratégica, ambiente de negócios nota A e a combinação de produção terrestre e marítima de diferentes tipos de óleo, o estado foi escolhido para esses dois empreendimentos”, disse o CEO da EnP, Márcio Felix.

A expectativa das empresas é que as obras captem investimento na ordem de R$ 2 bilhões para os dois projetos.

Os planos da Oil Group para o Sudeste e Nordeste são investir em plantas maiores, expansíveis — no Açu, projeto contempla uma expansão para 50 mil barris/dia. Em outra frente, no Nordeste e Centro-Oeste, a companhia vê oportunidade para minirefinarias.

 

 

Fonte: https://clickpetroleoegas.com.br/enp-e-oil-group-assinaram-hoje-29-projeto-de-construcao-da-refinaria-espirito-santo-e-da-fabrica-capixaba-de-lubrificantes-e-asfalto/

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.