Em setembro de 2021, Brasil importou cerca de 202 milhões de litros de gasolina. Com receio em faltar combustíveis, Petrobras aumenta importação.
Conforme levantamento realizado pela Logcomex, startup de automação e big data especializada em comércio exterior, em setembro de 2021, o Brasil realizou importação de 202 milhões de litros de gasolina, o equivalente a R$137 milhões. No mesmo período em 2020, o país importou mais de 151 milhões de litros de gasolina, o que corresponde a R$62 milhões.
Receosa com o desabastecimento do setor de combustíveis, a Petrobras tem avaliado aumentar o volume de importações. Nas análises, as equipes da petroleira avaliam ainda, as previsões de consumo, os preços a serem praticados, o nível de estoques de importadores e de distribuidores.
Petrobras aumenta importação de combustíveis como forma de prevenir possível desabastecimento
A Petrobras aumentou as importações de derivados em 116,1% no terceiro trimestre desse ano em relação ao ano passado, após ter seus estoques de refino quase no limite. Nos nove primeiros meses de 2021, o avanço chegou a 86,3%.
Com o aquecimento da economia devido ao grande percentual de brasileiros vacinados, o consumo de gasolina aumentou, elevando, também, a necessidade de maior estoque. Além disso, as distribuidoras solicitaram mais gasolina e diesel para a Petrobras, porque querem comprar da estatal combustíveis a um preço menor do que comprariam no exterior.
De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a defasagem está hoje em 13% no caso da gasolina; e em 17% no do diesel. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), o Brasil exporta mais petróleo e derivados do que importa. De janeiro a junho, a exportação diária foi de 1,44 milhão de barris e a importação foi de 170 mil barris por dia.
Petrobras anunciou ontem (29/11) mais uma venda de toda sua participação em bloco exploratório; entrega do Campo de Catuá, na Bacia de Campos, que tem como objetivo focar nos campos de águas profundas e ultra-profundas do Pré-sal
A petroleira brasileira Petrobras, informou ontem à noite (29/11), em continuidade ao comunicado divulgado em 22 de outubro de 2021, o início da fase vinculante referente à venda integral de sua participação (100%) no Campo de Catuá, pertencente ao Bloco Exploratório BC-60, localizado na Bacia de Campos, no estado do Espírito Santo.
De acordo com o anúncio da estatal, os potenciais compradores habilitados para essa fase receberão carta-convite com instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes, disse a Petrobras. Confira esta matéria na íntegra clicando aqui.